Construções Geométricas Simples
Recta - não tem princípio nem fim.
Semi-recta - tem princípio mas não tem fim.
Segmento de recta - tem princípio e fim.
Mediatriz de um segmento de recta - divide o segmento em duas partes iguais sendo perpendiculares.
Rectas paralelas - nunca se intersectam, tendo todos os segmentos perpendiculares às rectas (unindo um ponto de cada recta) o mesmo comprimento.
Divisão de um segmento de recta - Método para qualquer número de partes: Com alguma inclinação de um qualquer segmento AB, traça-se uma semi-recta que tem origem numa das extremidades do segmento AB. Sobre essa semi-recta e a partir da origem A, marcamos comprimentos iguais, com uma qualquer abertura do compasso. Note que essa abertura deve ser próxima de cada uma das partes a dividir o segmento de recta. Unimos o último ponto marcado com a última extremidade do segmento dado e traçamos as paralelas a esta linha que passam pelos pontos marcados.
Divisão de ângulos
Divisão de um ângulo em duas partes iguais: Com qualquer abertura R do compasso, traçamos um arco 1 de circunferência com centro no vértice O do ângulo dado. Com centros nos pontos de intersecção desse arco com os lados do ângulo, traçamos com qualquer abertura r do compasso, dois pequenos arcos que se cruzam num ponto Y. O ponto Y e o vértice O, definem uma semi-recta que divide o ângulo em duas partes iguais que se chama bissectriz.
Divisão de um ângulo em quatro partes iguais.
Divisão de um ângulo recto em três partes iguais: Com qualquer abertura r do compasso e com centro no vértice O, traçamos um arco de circunferência. Com centro nos pontos de intersecção desse arco com os lados do ângulo traçamos novos arcos que intersectam o primeiro arco nos pontos Y e Z. Estes pontos definem duas semi-rectas com origem no vértice O, dividindo o ângulo em três partes iguais.
Polígonos - porção de superfície plana limitada por segmentos de recta a que chamamos lados.
Diagonal de um polígono é o segmento que une dois vértices não consecutivos.
Polígono regular: têm todos os lados iguais. No caso do triângulo chama-se equilátero e do quadrilátero chama-se quadrado.
Polígono inscrito num circunferência: quando todos os seus vértices estão sobre a circunferência.
Polígono circunscrito num circunferência: quando todos os seus lados são tangentes à circunferência.
Quanto ao número de lados (ou ângulos) os polígonos podem ser:
Triângulos - 3 lados;
Quadriláteros - 4 lados;
Pentágonos - 5 lados;
Hexágonos - 6 lados;
Heptágonos - 7 lados;
Octógonos - 8 lados;
Eneágonos - 9 lados;
Decágonos - 10 lados;
Dodecágonos - 12 lados;
Icoságonos - 20 lados;
Com qualquer outro número x de lados, diz-se polígono de x lados.